Desmamar: um dilema!

Oi, gente! Tô tentando reservar mais tempo pra escrever,  muitas meninas pediram para que eu não parasse de blogar e eu também morro de saudade de ter meu diário materno, hahahaha.
O Gael está com 1 ano e 2 meses (como o tempo passa, no início desse blog ele era um feto de 16 semanas...) e cresce cada vez mais lindo e com um apetite de leão. Eu introduzi as papinhas doces quando ele tinha 4 meses e as salgadas com 6 (exatamente no mesmo dia do mêsversário) e ele sempre teve ótima aceitação. Embora não parasse muito na chupeta, que ele largou com facilidade, ele se adaptou muito bem também à mamadeira, e tal. E nunca largou o peito.
Pensava eu que, com o tempo, a mamadeira tomaria seu espaço e ele largaria o peito gradativamente, por si só. Surpresa! Nada disso aconteceu. Gael com 1 ano e 2 meses mama no peito ainda, e mama MUITO. Se deixar, o tempo inteiro. E com o tempo, fico cada vez mais confusa sobre desmamar o meu pequeno ou não. Tem N fatores que influenciam positivamente na primeira opção: a vida corrida do Gael, a minha vida de estudante, os fins de semana dele com o pai, e meu próprio tempo mesmo. Amamentar ao mesmo tempo que é belo e inexplicável, é cansativo. Ao mesmo tempo que fortalece um vínculo, cria uma dependência excessiva. E lá se vai bebês acostumados a dormir apenas com o peito, ou bebês que deixam de comer para mamar, e etc. E a vida fica como? Também penso que agora, com 1 ano, o leite materno não teria o mesmo valor nutricional que tinha para ele há 6 meses atrás. Complicado, muito complicado... Estou perdida. Não sei se começo o processo gradativo de desmame e encho meus peitos de leite (e dói, como dói!!) ou se espero um pouco. Se peço ao pediatra métodos hormonais de secagem de leite e desmamo de um tiro só, ou se espero. Pedir ao pediatra para orientações para desmamar é complicado quando se depende do SUS, onde eles aprendem que a amamentação é recomendável até os dois anos ou mais. Aí lá vai o pediatra te olhar com aquela cara de "que gesto egoísta, mãe!". Sabe? Coisa desnecessária.

Dilema tenso esse. Geralmente venho aqui passar experiências que já venci; dessa vez, estou passando uma experiência ainda nao vencida.

Processo difícil esse. Desapegar uma criança pequenina, daquele contato tão gostoso, tão lindo... Mas tão cansativo e doloroso às vezes.
Se você está passando por essa dificuldade também, saiba que não está sozinha!

E assim que eu vencer essa experiência, prometo fazer um post lindão aqui pra vocês sobre desmame.

Beijo!

Comentários

Postagens mais visitadas