Dia das crianças: 5 motivos para repensar o seu presente


8 de outubro. 
Daqui a 4 dias, rola uma das datas mais competitivas no mercado de produtos infantis: o dia das crianças. Segundo pesquisas, o dia 12 de outubro fatura, no mercado, 4% a mais que o Dia das Mães e até mesmo que o Dia dos Namorados.  O fato do dia 12 ser feriado nacional só acirra ainda mais o mercado, ansioso pelas compras. 



Mas o que isso afeta em nós?

É bem verdade que a maioria de nós tem plena consciência de que o dia 12 é uma data estritamente comercial, que dia das crianças é todo dia, que o importante é estar junto com o filho ou filha e etc.
A questão é que, de repente, vem aquele monstrinho da culpa, tão conhecido entre nós, mães, que acaba com a nossa cabeça. E aí vem aqueles questionamentos clássicos: mas será que é tão estritamente comercial mesmo? Quanto vale para ver o sorriso no rosto do nosso filho? Mas eles ficariam tão felizes... Será mesmo que não dá pra fazer esse sacrifício? Seria tão bacana...

Dia das Crianças: as lojas se beneficiam muito da data, chegando a um
crescimento de 17% a mais nos caixas


Falo, principalmente, por mim: não nado em dinheiro, essa é a real. E muitas vezes, me vejo tentando apertar o orçamento, tirando daqui e botando dali, e fazendo com que sobre alguma graninha pra que eu possa comprar algo bacana para o Gael.

Ano passado, entretanto, foi a minha frustração. Não sobrou dinheiro pra nada, e não consegui presentear o meu filho. Fiquei feliz porque ainda assim ele ganhou presentes dos pais do meu noivo e do próprio pai dele, e eu fiquei feliz pela data não ter passado em "branco".


Mas, pera, que data? Como assim "em branco"?
Parando pra pensar, só mais um pouco, não tem nada "em branco" que se passe no dia das crianças. O que seria passar em branco uma data em que se comemora o fato do meu filho ser criança? Ele deixar de ser? Ou eu esquecer que ele tem 3 anos e tratá-lo como um adulto?

Há pouco tempo, postei aqui sobre as festinhas do Gael e desde então, tenho procurado reavaliar algumas coisas que pra mim eram tão importantes antes, e agora, não fazem tanto sentido assim. E uma dessas ponderações, cheguei a conclusão de que quando somos mães, o consumismo grita na nossa cara. Ele se vale de uma fraqueza que há muito tempo já é plantada no subsconsciente das mães, desde que elas engravidam: a culpa.

A mídia sabe como lidar com a mulher, a partir da cultura machista e patriarcal à qual fomos impostas.
Antes de sermos mães, somos mulheres. Logo, o mercado se utiliza da rivalidade feminina -precisamos estar sempre mais belas do que as concorrentes - , do reforço dos estereótipos de gênero e da feminilidade, da ditadura da beleza e da necessidade de termos sempre "algo a corrigir" para nos vender cremes para estrias, celulite, colágeno, maquiagens, produtos capilares miraculosos e artigos de higiene íntima que disfarcem nossos "odores naturais".
Quando mães, estamos sempre estamos procurando ser mães melhores - até que as outras mães, diga-se de passagem -, mães perfeitas, desempenharmos bons papeis com nossos filhos, criarmos crianças incríveis que façam coisas incríveis. Coisa que a gente sabe que não existe, mas que as pessoas cobram da gente assim mesmo. O capitalismo percebe isso, e se aproveita mais uma vez, dizendo que se você não compra o melhor brinquedo para o seu filho, isso te faz uma mãe desnaturada.




Depois de refletir muito sobre essa manipulação, elenquei 5 motivos pelos quais é sempre bom repensar antes de dar o presente mais sensacional para o seu filho ou filha nesse dia das crianças (e nos próximos, eu espero):

1) Dia das Crianças x Natal:  o orçamento pode ficar apertado

Com crise ou sem crise, com Temer ou sem Temer, ter dinheiro nunca foi fácil para a maioria da população. E por mais que você seja uma mãe mais abastada financeiramente, é bom pensar se dar pro seu filho o presente que a mídia apela para que você compre é uma boa ideia. Pra muita gente, comprar um presente caro no dia das crianças e outro no natal é muito complicado, quando não inviável. O Natal é uma data muito próxima ao 12 de outubro (financeiramente falando), e geralmente, é uma data em que todos ganham presentes - e não apenas ele. É preferível guardar aquele presente mais carinho para o 25 de dezembro e deixar algo mais light para o dia das crianças.

2) A apelação da mídia pode te fazer gastar demais

O dia das crianças é uma data lucrativa, sem dúvida. E justamente por isso, o mercado não pensa duas vezes antes de investir em propagandas nos grandes veículos de comunicação para arrancar aquela famosa frase "mãe, compra pra mim?" das crianças. Só que, diferentemente do Natal, dia dos namorados ou qualquer outra data, em outubro as propagandas são voltadas apenas para eles. Logo, não tem muito como fugir, e os comerciais de TV vão grudar no seu monstrinho da culpa e não vão soltar mais. Como a apelação da mídia joga baixo, mas joga alto, é bem capaz de você perder a sua força moral para o doce olhar pedinte do seu filho, o que pode te fazer gastar além do orçamento e trazer complicações no planejamento financeiro.
Ceder à todos os pedidos das crianças nem sempre é positivo.


3) O "mãe, compra pra mim?" é mais perigoso do que parece

Toda mãe sabe que atender esse pedido é tentador. O que a gente mais quer é ver o filho feliz. Entretanto, a mídia insiste em dizer que precisamos comprar, comprar e comprar para que essa felicidade chegue, e no entanto, isso não é verdade. Pelo contrário. Comprar indiscriminadamente ao simples pedido do filho faz com que ele perca o valor do seu dinheiro, e futuramente, o do dele também. Para além disso, fazer a todo o tempo às vontades das criança, mesmo que não sejam em questões financeiras, traz graves problemas para o adolescente e futuro adulto que ela será, e é bem provável que o dinheiro que você gasta agora, seja preciso reinvestir no futuro - em um terapeuta.

4) Já pensou em fabricar os presentes do seu filho - junto com ele?

Uma ideia muito bacana é ver vídeos de DIY no Youtube e confeccionar os próprios brinquedos das crianças, até mesmo junto com elas, dependendo da faixa etária em que estão inseridas. Além de ser uma oportunidade muito bacana de entrosamento entre pais e filhos, uma coisa legal é eles mesmos procurarem produzir as próprias coisas. O blog Mamãe Plugada ensina neste link a produzir brinquedos de papelão super divertidos, e o Finanças Femininas dá superdicas para a confecção de brinquedos baratinhosA confecção dos próprios brinquedos pode estimular o lado criativo, desenvolver o lado cognitivo e aumentar as percepções sensoriais das crianças. É só amor!


5) Feriado é uma super oportunidade para curtir os filhos

Um dia no parque pode ser muito mais proveitoso do que um presente.
Não podemos esquecer que o Dia das Crianças é feriado. Muitos pais e mães não trabalham nem estudam nesse dia, nem as crianças vão à escola. É muito bacana que mais do que presente, você se faça presente.  Aproveitar o dia na praia, no parque, na pracinha, no cinema, no teatro, ou apenas fazer uma pipoca em casa e fazer um dia de filmes preferidos do seu filho, ou de contação de histórias - onde você pode desenvolver toda a sua criatividade com os pequenos ou ficar só no livrinho mesmo - são ótimas oportunidades de aproveitar o tempo com baixo ou nenhum custo e dar o mais importante para o seu filho: amor.


Eu mesma ainda não decidi o que vou fazer no dia das crianças. Mas não abro mão de passar o feriado grudadinha no filhote. E vocês, o que pretendem fazer?
Espero que aproveitem bastante o dia, e principalmente, aproveitem bastante seus filhos.

Feliz Dia das Crianças!

Comentários

Postagens mais visitadas