Papinhas salgadas

Eu adoro cozinhar, principalmente se for pro Gael. E muita gente tem me perguntado sobre as papinhas que faço pra ele - culpa das fotos no Instagram. Eu procuro quase sempre fazer as papinhas segundo a necessidade dele naquele momento, e achei uma boa ideia pras mães que ainda vão introduzir as papinhas salgadas na alimentação dos pequeninos. Deixarei aqui algumas receitas que eu fiz, simples, que toda mãe faz (não segui modelo nenhum, fui inventando com os legumes que tinha em casa). Talvez vocês estranhem as medidas dos alimentos, mas é porque eu, como uma mãe prática, uso aquele sistema de congelar as sopinhas pra economizar tempo, mas sintam-se a vontade para adaptar as receitas de acordo com seus filhotes. Espero que gostem ! :)

Para bebês com prisão de ventre: Sopinha de hortaliças
- 1 batata
- Couve
- Espinafre
- 1/2 folha de alface
- 1 chuchu
Lave bem todos os alimentos, principalmente as verduras. Descasque o chuchu e a batata e corte em pequenos pedaços para que o cozimento seja mais rápido. Cozinhe todos os ingredientes em uma panela com azeite ou óleo de soja, 1 pitada de sal, cebola e alho (sobre os dois últimos, os pediatras costumam liberar, mas de qualquer forma consulte antes). Quando os legumes ficarem bem molinhos, junte todos os ingredientes e amasse bem. Liquidificar também é uma opção, e até mais prática, mas fica ao critério da mamãe :)

Para bebês com diarreia: Sopinha de legumes com carne
- 1 inhame
- 1 cenoura
- 1 batata pequena
- 3 colheres de sopa de carne moída
- 1 colher de arroz
Lave os legumes, descasque e cozinhe com azeite ou óleo de soja (preferível azeite,  sal, cebola e alho. Depois de cozidos, amasse ou liquidifique, caso o arroz e a carne moída ainda sejam de difícil mastigação.
Obs: o inhame e a batata são dois tubérculos.  Apesar de terem funções muito semelhantes na nutrição, a junção dos dois é uma receita antiga de família que, segundo vovó, auxilia na diarreia.

Para bebês doentinhos: Sopinha vermelha
- 1 beterraba pequena
- 1 cenoura
- 1 abóbora
- 1 batata doce
- 3 colheres de sopa de carne moída
Diferentemente das outras sopinhas, você deve cozinhar a beterraba, a cenoura e a batata com as respectivas cascas e só depois de cozidas, descascá-las. Isso vai fazer com que as vitaminas dos alimentos e o betacaroteno fiquem concentrados. Após cozidos, amassar ou liquidificar.

Para bebês adoentados ou que precisam ganhar peso: Sopinha Super-herói
- 1 batata doce
- 1 porção de peito de frango
- 1 cenoura
- 1 gema de ovo
- 3 colheres de macarrão
Cozinhe todos os alimentos com azeite ou óleo de soja, sal, cebola e alho (mais cebola do que alho). Amasse ou liquidifique.

Comentários

Postagens mais visitadas