8 frases que NÃO se deve dizer aos pais, mães e crianças

Fiquei pensando como nunca postei isso aqui.

Desde que o Gael nasceu, meu maior desafio enquanto mãe é tentar romper com os padrões impostos à ele pela nossa cultura, combater estereótipos e afins. E eles são mais intensos e sutis ainda, quando se traduzem naquelas famosas "frases" que sempre se falam, e que a gente fica muito sem saída de dar uma resposta quando não concorda.

Então, aviso aos navegantes que vai uma listinha muito simples de coisas que você NÃO deve dizer aos pais, não só do meu filho, como de nenhuma criança. 

1. "Ih, é menino? Esse aí vai comer/pegar geral!"

Geralmente, essa frase é dita por homens (não que muitas mulheres não a tenham dito para mim, inclusive minha mãe). E na maioria das vezes, com muito orgulho, como se fosse uma honra. 
Só queria deixar avisado que o órgão sexual do meu filho não vai definir se ele vai ter um bom relacionamento com as mulheres. Inclusive, pegar geral não indica um bom relacionamento com ninguém. Muitas vezes, só quer dizer uma necessidade vazia de satisfazer algo que te foi imposto desde cedo. Sem contar que: a quantidade de pessoas com quem o meu filho vai ter relações sexuais não tem nada a ver com orgulho. Nenhuma mulher é troféu pra colocar em uma listinha de conquistas, nem medalha pra pôr no peito.
Inclusive, nem sei se ele vai gostar de mulheres no futuro. 

2. "Segurem suas cabras que meu bode tá solto."

Primeiro: quem teve essa ideia de comparar cabras e bodes a crianças?
Segundo: essa ideia de que o menino pode sair por aí fazendo o que quer e as meninas tem que ficar recolhidas é extremamente machista. A cabra (ou menina?) vai AONDE ELA QUISER. Ninguém tem que segurar ninguém. E inclusive, falar que "seu bode tá solto" só fortalece a cultura do estupro. Sabe aquele comentário que a gente sempre ouve de "se estivesse em casa/de roupa tal/se não tivesse bebendo/se não tivesse fumando/se não tivesse respirando não teria acontecido?" Então... é como se dissessem "se a cabra estivesse segurada", numa linguagem animal. Deu pra entender?

3. "Teve menina? Ela vai fazer você pagar todos os seus pecados!"

Nunca entendi de fato essa frase, porque nunca entendi criança como pagamento de pecados (???). 
Mas enfim, seguindo a conotação dessa frase sexista, PASMEM: meninos e meninas nascem com o mesmo cérebro. A mesma capacidade de, no futuro, decidirem o que vão ou não fazer. Então, não, uma filha menina não fará o pai ou mãe pagar todos os seus pecados. Ela só vai querer descobrir o próprio corpo, fazer amizades, sair, namorar e beijar na adolescência, um comportamento de qualquer filho menino - o qual, inclusive, você acharia super normal. Meninos e meninas tem a mesma explosão de hormônios na puberdade e pensam a mesma coisa. Só você que acha que a sua filhinha não pode, não deve, não quer - e se quiser, é pecado. 

4. "Você vai tentar uma menina, né? Sabe como é, pra te ajudar na casa..."

Parafraseando a amada Tatí Quebra-Barraco... "Eu não varro a casa com a VAGINA, varro com as mãos, e mãos todos tem". 

Preciso nem dizer mais nada.

5. "Menina, você precisa aprender a arrumar a casa... assim nenhum homem vai te querer! Como você vai casar?"

Nossa, eu ouvi muito isso da minha mãe. Inclusive ela diz isso até hoje, pois acredita que mulheres tem um "dom natural" pra essas coisas. Xô te dizer uma coisa surpreendente: NINGUÉM NASCE COM DOM PRA FAXINA. Arrumar e cuidar de uma casa deve ser uma tarefa de todos desde uma certa idade da infância, tanto meninas quanto meninos, porque qualquer pessoa deve saber cuidar da própria casa no futuro.
Por outro lado, seria interessante parar de uma vez por todas de destinar as mulheres ao casamento. Isso não só é inutilizar todas as outras coisas que ela pode vir a fazer quando mais velhas - fazer um doutorado, uma carreira de sucesso, abrir um negócio, entrar em um projeto voluntário, mochilar, etc. - como cria frustrações na maioria das mulheres que não almejam o supervalorizado casamento.
Casamento é uma união de duas pessoas que devem desejar realmente fazer aquilo. 
Não é um fim a que se destina ninguém, e se ele realmente vira um fim, que seja das duas partes, não só da mulher.
Inclusive... ela pode querer se casar com uma mulher, sabia?

6. "Não quero meu filho brincando com boneca!"

Acreditem, até hoje isso é um tabu absurdo. Se alguém vê um menino querendo brincar com bonecas, logo suspeita que ele seja homossexual (o que além de machista é extremamente ignorante, porque reforça estereótipos que NUNCA são regras de fato). A boneca é um brinquedo culturalmente destinado à menina porque quando crianças ainda eram tratadas como adultos em miniatura, a mulher desde cedo deveria aprender a procriar e cuidar dos filhos - uma tarefa sempre destinada à mulher, nunca ao homem. Então, se seu filho quer brincar com bonecas, parabéns! Sinal de que ele quer treinar ser um pai de verdade, o que é muito raro na sociedade atual.

7. "Ai, ela gosta de futebol? Hm..."

Minha mãe costumava dizer que eu não tinha que saber nem o que era bola, porque não era feminino. Pois bem, eu adoro ver futebol, e olha, por mais que surpreenda os machinhos de plantão, eu sei sim o que é um impedimento.
O que acontece é que há uma falsa aceitação da mulher dentro do universo esportivo. E esse "falsa" se traduz na infância: se uma menina gosta de futebol, logo se considera que ela também vai gostar de tudo que se refere ao universo masculino (e quem disse que esse universo existe?) e será homossexual. 
Parem de ser ignorantes, por favor! Futebol é um esporte apaixonante, e quanto mais esporte uma criança fizer, melhor. E quanto mais meninas no futebol, melhor ainda!

8. "Minha filha vai ser virgem até os 30"

Parabéns, você está contribuindo para que sua filha se reprima sexualmente e trata a virgindade dela como um troféu (seu, não dela). Primeiramente, por mais que seja difícil de qualquer pai ou mãe aceitar, a sexualidade do seu filho ou filha só diz respeito à ela ou ele. Pense se você falaria o mesmo se seu filho fosse homem. O sexo é uma fase conturbada pra qualquer adolescente, e pode ser muito mais com um tipo de frase dessas. Melhor sentar com sua filha ou filho e ter uma conversa sincera e séria sobre sexo do que sair distribuindo ignorância machista.


Queridos e queridas... Façam da criação das crianças um motivo a mais pra dar coisas boas ao mundo. Nunca criamos os filhos pra gente: criamos para o mundo e a sociedade na qual ele vai viver. Pensar uma educação não sexista é pensar uma educação ilimitada, onde cada um pode ser o que quiser. Claro que sabemos que a vida não é assim, mas se a gente quiser... nossos filhos podem ser. 



Comentários

Postagens mais visitadas