Conte histórias feministas ao seu filho

(E elas de fato, não precisam ser fictícias.)

Bom dia!
Mais um dia escrevendo às 7h da manhã por motivos de: Gael dormindo (tempo livreeeee!).

Não sei se todos sabem, mas eu sou professora. Me formei no Magistério em 2012 e sou habilitada à dar aulas das primeiras séries da Educação Infantil ao 5° ano. E sou filha de uma professora que alfabetizou mais de 20 turmas. Logo, o Gael é neto e filho de duas mulheres que conhecem essencialmente a importância do lúdico na vida de uma criança.

A fantasia, a aventura e o faz de conta são importantes, não só para o aprendizado de muitas coisas, mas para que a criança seja criança também. O lúdico faz parte da infância, e acredite, a criança aprende e se desenvolve melhor com ele. Logo, a contação de histórias é um espaço de interação e de contato do seu filho com o mundo, e deve ser um momento especial.

Daí esbarramos numa barreira sempre presente e difícil de quebrar:  aquelas velhas histórias de princesas, e até de aventuras, onde sempre colocam a mulher numa situação de fragilidade, a típica princesa que precisa ser salva. Isso é bem complicado, não só para as meninas, que têm esse estereótipo como modelo, como também para os meninos, que se acostumam a ver um molde de menina princesa, frágil onde quase sempre ele pode salvar, beijá-la dormindo e esse finais felizes para sempre que a gente naturaliza, mesmo sendo machista e diminuindo a mulher.

Eu sei que pra muitas mães, é muito difícil desvincular a ideia de sua filha ser uma princesa. E de fato, nada impede que ela seja. Mas faça de sua filha uma princesa empoderada, dona de si, que tenha ciência de que pode reinar sem precisar de um príncipe e que não precisa ser magra, loira ou falar manso. Que não necessariamente precise usar rosa: ela pode usar roxo, azul, verde, cor de abóbora.
E se ela não quiser ser a sua Penélope Charmosa e preferir um quimono de judô à um tutu de ballet, tudo bem também! Ela pode ser uma princesa lutadora que desbrava vários reinos.

Em vez de contar ao seu filho menino somente histórias sobre carros velozes e aventuras na selva, conte a sua história de uma forma fantasiada. Faça com que ele enxergue mesmo no lúdico, uma mulher empoderada. Conte a história de uma avó que com seus doces mágicos conseguiu sustentar uma família de 7 filhos (ou duendes, gnomos, anões... O céu é o limite!). Meninos precisam de exemplos de mulheres. Precisam saber que não são o centro do universo e que um final feliz não acontece só porque o príncipe casou com a princesa. Que elas também podem ser chefes de família e comandar reinos e condados.

Conte à ele a sua história.

Conte à eles histórias onde princesas podem se casar com outras princesas, e príncipes também.

Conte ao seu filho a história de um mundo no qual ele de fato mereça viver.

Comentários

Postagens mais visitadas